EPA TechLab – Laboratório CTEM

Aprender um pouco mais sobre tecnologias digitais e conhecer linguagens de programação está a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamental a área CTEM(Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para auxiliar no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. 

O espaço de laboratório tecnológico EPA TechLab pretende promover, divulgar e apoiar atividades relacionadas com tecnologia e complementar o desenvolvimento de projectos internos. Neste âmbito, e enquadrado no Plano Anual de Atividades da EPA, estão a decorrer alguns projetos que fazem parte integrante do EPA TechLab – Laboratório CTEM da Escola Profissional de Arqueologia.

 

#epa #tecnologia #ciencia #engenharia #matematica #ctem #stem #stemeducation #digital #microcontroladores #teachwithspace #techlab #arqueologia #patrimonio #microcontroladores #espaço #space #astropi #robotics #robotica #eletronica  #ciênciaviva

Desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados aplicado na área da Arqueologia

Os alunos Rui Sousa e Joana Ferreira, ambos a frequentar o 11º ano do curso profissional de Assistente de Arqueólogo, propuseram-se desenvolver um sistema sensorial para aplicação num estudo comparativo no âmbito da conservação de achados arqueológicos. Este projeto desafia os intervenientes a pensar, projetar e desenvolver um equipamento de aquisição e tratamento de dados, com o objetivo de efetuar experiências e comparativos entre ambientes com variáveis controladas e não controladas, aplicado às suas áreas de estudo.

#epa #tecnologia #ciencia #engenharia #matematica #ctem #stem #stemeducation #digital #microcontroladores #techlab #tech #epatechlab #arqueologia #patrimonio #microcontroladores #eletronica  #ciênciaviva

EPA Mission Space Lab – Projeto Archaeo

A Escola Profissional de Arqueologia participa no concurso internacional European Astro Pi Challenge 2019-2020. O European Astro Pi Challenge oferece aos alunos Europeus e Canadá uma oportunidade de propor uma experiência de investigação científica no espaço, escrevendo um programa de computador que funciona em sistemas Raspberry Pi a bordo da Estação Espacial Internacional(ISS). O European Astro Pi Challenge é um projeto da ESA - Agência Espacial Europeia - executado em colaboração com a Raspberry Pi Foundation.

Este projeto desafia os alunos a pensar, projetar e desenvolver uma experiência científica no espaço, com todos os desafios que isso envolve, a conhecer uma nova arquitetura de computador e a aprender uma linguagem de programação.

A EPA submeteu a concurso uma proposta de experiência científica consistente e exequível em ambiente espacial, com temática na área arqueológica. O projeto Archaeo da EPA foi selecionado para a segunda fase deste concurso onde se inscreveram 2000 estudantes de 23 países.

O líder e elemento fundamental da equipa de desenvolvimento é o Tiago Sampaio - aluno que frequenta o 11º ano do curso profissional de Assistente de Arqueólogo. Parabéns Tiago!!

 

#epa #tecnologia #ciencia #engenharia #matematica #ctem #stem #stemeducation #digital #microcontroladores #teachwithspace #techlab #epatechlab #tech #arqueologia #patrimonio #microcontroladores #espaço #space #astropi #esaeducation #eletronica  #ciênciaviva

WallPC – Reutilização de material informático

A reutilização e reciclagem de materiais informáticos, permite poupar recursos naturais essenciais ao seu fabrico e ao mesmo tempo mitiga a existência de aterros destes equipamentos, cujos resíduos são prejudiciais para o ambiente. Os alunos Anselmo Soares e Hernâni Gonçalves iniciaram um projeto de recolha e reutilização de material informático que conjuga a utilização de componentes de hardware usado para fins didáticos com o aprofundamento dos conhecimentos na área, a desmisfiticação da arquitetura interna do computador e, ao mesmo tempo, cria um equipamento tecnológico e decorativo, mas funcional. O projeto WallPC vai também ao encontro da agenda de iniciativas da EPA, no âmbito do programa Eco-Escolas. Outros três alunos juntaram-se ao projeto – Daniel Guimarães, João Azevedo e Francisco Cardoso – todos elementos do curso profissional Técnico de Fotografia - com objetivo de colaborar na criação de conteúdo informativo de interesse interno que possa ser atualizado com facilidade, adaptando-se ao contexto e audiência e assim ajudar a diminuir a impressão de informativos em papel.

 

#epa #residuos #ambiente #reutilizacao #ecoescolas #eletronica #informatica #componentes #escola #projetos #tecnologia #ciencia #engenharia #matematica #ctem #stem #stemeducation  #digital #epatechlab #techlab #tech #epatechlab #arqueologia #patrimonio  

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now